Perguntas frequentes

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Apoio ao utilizador 

 

O cartão GIRO é o suporte que guarda a informação dos títulos de transporte que adquiriu. 
O tarifário são os títulos de transporte que adquire para viajar. Estes títulos (Passe ou Bilhete) são guardados no cartão para serem utilizados pelo passageiro para viajar.

As crianças até aos 5 anos de idade, inclusive, viajam gratuitamente, desde que não ocupem lugar sentado. A partir dos 6 anos, têm de adquirir título de transporte conforme tarifas e condições em vigor.

Numa repartição das Finanças ou através do site das Finanças em: Os Seus Serviços > Obter > Certidões > Efetuar Pedido > Emissão de Certidão > opção “Domicílio Fiscal” > Confirmar > Obter, e imprimir o documento apresentado.
Na junta de freguesia da sua área de residência.   
Comprovativo de domicílio - Portal Simplifica.

Os passageiros devem verificar se procederam ao carregamento do título de transporte pretendido. Só é admitida a devolução de títulos tipo passe, sem qualquer utilização, até 2 horas, após a sua aquisição, sem utilização.

O carregamento dos passes sociais, são efetuados a partir do dia 20 de cada mês, e referem-se ao carregamento do mês seguinte. Sendo possível o seu carregamento até ao dia 19 do mês a que se refere.

Deve dirigir-se a um Posto de Venda e Atendimento ao Público de um dos operadores, para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.

O cartão GIRO passe tem um prazo de garantia de 1 ano contado a partir da data de emissão. Durante este período de garantia, a empresa procede à substituição gratuita dos cartões que deixem de funcionar por motivos de avaria. A substituição é suportada pelo cliente terminado o prazo de garantia ou caso se verifique, no período de garantia, danos visíveis, nomeadamente fissuras, corte, chip deslocado total ou parcialmente, dobragens, deteriorado, designadamente por não permitir a correta identificação do titular e/ou do cartão, ou outros sinais de mau uso.

Deve comunicar, de imediato, a perda do seu cartão GIRO passe através dos contactos. 
A anulação do seu cartão é efetuada com a emissão de novo cartão GIRO passe. Pode solicitar um novo cartão nos nossos Postos de Venda e Atendimento ao Público, pelo preço em vigor e solicitar a transferência dos títulos existentes.


A TiiM é a empresa que gere o sistema de bilhética integrado do transporte público em autocarro na Região Autónoma da Madeira e é responsável pelo cartão GIRO. 
O sistema de bilhética integrado permite que exista apenas um cartão único – cartão GIRO, passível de ser utilizado em todos os operadores.

 

O GIRO é o cartão que permite o embarque legítimo nos autocarros dos operadores.

 

SIGA é o novo sistema de gestão da rede dos transportes rodoviários de passageiros aplicado na Madeira e no Porto Santo.

 

Os Operadores são os responsáveis pelo serviço de exploração das redes de transporte público nos municípios concessionados. Na Região existem três operadores:

  • CAM (que resulta da fusão entre a antiga SAM e EACL), que serve os concelhos de Santa Cruz, Machico, Santana e Porto Santo.

  • SIGA Rodoeste (antiga Rodoeste), que serve os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e São Vicente. 

  • Horários do Funchal, que serve o concelho do Funchal e a freguesia do Curral das Freiras.

Os operadores a partir de 1 de julho de 2024,  Introduzem gradualmente o novo sistema de bilhética integrado que substituirá o seu próprio sistema de bilhética.