Perguntas frequentes

Consulte aqui as respostas às dúvidas mais frequentes. Se não encontrar a informação que necessita, entre em contacto connosco.

 

Apoio ao utilizador 

 

O cartão GIRO é o suporte que guarda a informação dos títulos de transporte que adquiriu. 
O tarifário são os títulos de transporte que adquire para viajar. Estes títulos (Passe ou Bilhete) são guardados no cartão para serem utilizados pelo passageiro para viajar.

As crianças até aos 5 anos de idade, inclusive, viajam gratuitamente, desde que não ocupem lugar sentado. A partir dos 6 anos, têm de adquirir título de transporte conforme tarifas  e condições em vigor.

Numa repartição das Finanças ou através do site das Finanças em: Os Seus Serviços > Obter > Certidões > Efetuar Pedido > Emissão de Certidão > opção “Domicílio Fiscal” > Confirmar > Obter, e imprimir o documento apresentado.
Na junta de freguesia da sua área de residência.   

 Os passageiros devem verificar se procederam ao carregamento do título de transporte pretendido. Só é admitida a devolução de títulos, sem qualquer utilização, no prazo de 3 dias, após a sua aquisição.

Deve dirigir-se a um Posto de Venda e Atendimento ao Público de um dos operadores, para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão..

O cartão GIRO passe tem um prazo de garantia de 1 ano contado a partir da data de emissão. Durante este período de garantia, a empresa procede à substituição gratuita dos cartões que deixem de funcionar por motivos de avaria. A substituição é suportada pelo cliente terminado o prazo de garantia ou caso se verifique, no período de garantia, danos visíveis, nomeadamente fissuras, corte, chip deslocado total ou parcialmente, dobragens, deteriorado, designadamente por não permitir a correta identificação do titular e/ou do cartão, ou outros sinais de mau uso.

Deve comunicar, de imediato, a perda do seu cartão GIRO passe através dos contactos.
A anulação do seu cartão é efetuada com a emissão de novo cartão GIRO passe. Pode solicitar um novo cartão nos nossos Postos de Venda e Atendimento ao Público, pelo preço em vigor e solicitar a transferência dos títulos existentes.


A TiiM é a empresa que gere o sistema de bilhética integrado do transporte público em autocarro na Região Autónoma da Madeira e é responsável pelo cartão GIRO. 
O sistema de bilhética integrado permite que exista apenas um cartão único – cartão GIRO, passível de ser utilizado em todos os operadores.

 

O GIRO é o cartão que permite o embarque legítimo nos autocarros dos operadores.

 

SIGA é o nome atribuído aos autocarros dos operadores, CAM e SIGA Rodoeste, que servem toda a rede de transporte público, à exceção do concelho do Funchal e da freguesia do Curral das Freiras. O concelho do Funchal e a freguesia do Curral das Freiras são servidas pelo operador Horários do Funchal.

Os Operadores são os responsáveis pelo serviço de exploração das redes de transporte público nos municípios concessionados. Na Região existem três operadores:

  • CAM (que resulta da fusão entre a antiga SAM e EACL), que serve os concelhos de Santa Cruz, Machico, Santana e Porto Santo.

  • SIGA Rodoeste (antiga Rodoeste), que serve os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e São Vicente. 

  • Horários do Funchal, que serve o concelho do Funchal e a freguesia do Curral das Freiras.

Os operadores a partir de 1 de julho de 2024,  Introduzem gradualmente o novo sistema de bilhética integrado que substituirá o seu próprio sistema de bilhética.